Madeiras










CLARINETE



O Clarinete é um instrumento da família das madeiras constituído por um tubo cilíndrico de madeira (também existem modelos de outros materiais), com uma boquilha cônica de uma única palheta e chaves (hastes metálicas, ligadas a tampas para alcançar orifícios aos quais os dedos não chegam naturalmente). Possui quatro registros: grave, médio, agudo e superagudo. Quem toca o clarinete é chamado de clarinetista. das madeiras.

Para ouvir:

Concerto para Clarinete em Lá Maior - Mozart







OBOÉ

O oboé é considerado como um dos instrumentos de sopro de técnica mais difícil (requer grande controle respiratório e relativamente altas pressões de sopro), além de sofisticado controle labial das vibrações da palheta, por meio da chamada embocadura.
Coloca-se a extremidade da palheta dupla entre os lábios, retraindo-os levemente para dentro da boca sem tocar nos dentes.




Para ouvir:


 Solo para Oboé - Bach








FLAUTA TRANSVERSAL



A Flauta Transversal possui um orifício por onde o instrumentista sopra perpendicularmente ao sentido do instrumento.
A extensão normal (registro) da flauta é de três oitavas, do Dó3 (Dó central no piano) ao Dó6, mas flautistas experientes podem chegar até o Ré6 (em alguns casos até mesmo ao Dó7). Algumas flautas modernas permitem também emitir o Si2.




Para ouvir:

Altamiro Carrilho - Tico-Tico no Fubá




Carinhoso - Pixinguinha









FAGOTE



O FAGOTE é um instrumento musical da família das madeiras. A palavra fagote deriva do italiano fagotto. É constituído por um longo tubo cônico de madeira de cerca de 2,5 metros, dobrado sobre si mesmo. A palheta dupla é fixada em um tudel de cobre, ou bocal.

Para ouvir:


Concerto para Fagote - Vivaldi
 



Concerto para Fagote - Mozart














Nenhum comentário:

Postar um comentário