sexta-feira, 11 de abril de 2014






INSTRUMENTOS DA ORQUESTRA






A orquestra é dividida em 4 famílias:  CORDAS, MADEIRAS, METAIS E PERCUSSÃO


Família das Cordas 

 
 


VIOLINO



O violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas. É o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família.  O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas dependendo do encordamento utilizado e da forma que é tocado, podem-se produzir timbres mais aveludados. O som geralmente é produzido pela acção de friccionar as cerdas de um arco de madeira sobre as cordas. Também pode ser executado beliscando ou dedilhando as cordas (pizzicato), pela fricção da parte de madeira do arco, ou mesmo por percussão com os dedos ou com a parte de trás do arco.

Para ouvir:










VIOLA



A viola (também chamada alto, violeta ou viola de arco) é um instrumento musical da mesma família do violino (de arco e quatro cordas) e visualmente se assemelha a este (inclusive na maneira de se tocar), entretanto possui um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave, sua altura é intermediária entre o violino e o violoncelo.

Para ouvir:


SOLO PARA VIOLA E ORQUESTRA





 VIOLONCELO

O violoncelo é um instrumento da família dos instrumentos de corda. Tocado geralmente com arco, na posição vertical colocado entre as pernas, possui quatro cordas afinadas em quintas, primeira corda-LÁ, segunda-RÉ, terceira-SOL e quarta-DÓ.



Para ouvir:


GRUPO APOCALYPTICA





Duo Santoro







O contrabaixo (apelidado no Nordeste de rabecão) é um cordofone, instrumento de cordas friccionadas por um arco, transpositor (soa uma oitava abaixo do que se lê na partitura), também tocado por pizzicato (beliscado em italiano), com os dedos. Dentre os instrumentos da família das cordas na orquestra é o registro mais grave e também o de maior tamanho. Usado em grandes orquestras em naipes de até 12 instrumentos e usado sozinho na música de câmera, jazz e música popular.


Para ouvir:







Prelúdio para violoncelo tocado no contrabaixo:






 HARPA


A Harpa possui cordas afinadas diatonicamente. Mas possui pedais que alteram cada um, o tom da nota (bemol, natural ou sustenido) sendo quatro pedais do pé direito (E (mi), F (fá), G (sol), A (lá)) e três do pé esquerdo (D (ré), C (dó) e B (si)).

Para ouvir:






The Fountain







2 comentários:

  1. achei uns vídeos maneiros também:

    https://www.youtube.com/watch?v=MSO4xdu0V2A

    https://www.youtube.com/watch?v=RrTEVdvz0Dw

    ResponderExcluir